Tosse Constante
A tosse protege as vias respiratórias das crianças, impede a entrada de micro-organismos, corpos estranhos e alimentos e ajuda a remover as secreções. Ela é um mecanismo que resguarda as vias aéreas!
​
As infecções virais de vias aéreas superiores (resfriados) são as principais causas de tosse. A tosse nesses casos costuma ter uma duração de sete a dez dias, podendo prolongar-se (de forma residual, sem outros sintomas associados) por até 25 dias.
​
Crianças saudáveis que frequentam creches ou escolas podem ter 5 a 8 episódios de infecções virais respiratórias por ano (podendo este número chegar a 12 - um por mês 6e2) sem isso significar uma alteração na imunidade da criança.
​
Outras causadoras frequentes de tosse são doenças como asma e rinite. Menos frequentes são as aspirações de corpo estranho, doença do refluxo e os problemas congênitos das vias aéreas.
​
São sinais de alerta:
- Tosse associada a cansaço pra respirar ou chiado no peito;
- Tosse estridente associada a rouquidão;
- Tosse que estava em processo de melhora e voltou a piorar, evoluindo com febre, mudança no aspecto da secreção e comprometimento do estado geral;
- Tosse produtiva (com secreção) por mais de 14 dias;
- Tosse após alimentação, com engasgos, cianose (ficar roxinho) ou guincho;
- Tosse seca, principalmente à noite e associada à exercícios;
- Tosse associada a outros sintomas como perda de peso e sudorese noturna.