O teste do coraçãozinho é um dos testes de triagem neonatal obrigatórios, realizado para detecção precoce de doenças cardíacas nos bebês.
Ele é feito ainda na maternidade, após as primeiras 24h de vida do bebê e antes das 48h de vida.
É um teste simples, realizado através da aferição da saturação de oxigênio no sangue por um aparelhinho que se chama oxímetro. É colocado um oxímetro no pé e outro na mão direita do neném. Os valores precisam ser maiores ou iguais a 95% e diferença entre os dois valores precisa ser menor que 3%.
Em caso de alteração, será necessário um segundo teste que, se persistir alterado, indica realização de um ecocardiograma ainda antes da alta da maternidade.
A realização desse teste não descarta a necessidade de realização de exame físico minucioso em todo recém-nascido antes da alta hospitalar, pois algumas cardiopatias críticas podem não ser detectadas através dele, principalmente aquelas do tipo coartação de aorta.
Lembrando que a primeira consulta do bebê que não teve nenhuma intercorrência no nascimento, em geral, deve ser em até 7 dias após a alta da maternidade ou antes em caso de qualquer anormalidade ou dúvida.
Em breve posts sobre todos os testes de triagem neonatal: pezinho, olhinho, orelhinha, linguinha e triagem de imunodeficiências! Ah! E o teste da bochechinha também! Ufa! Cansei só de listar! rsrs
Compartilhem aí pra animar a Ped aqui a escrever esses conteúdos todos pra vocês!
Beijos
Juliana Justi
Pediatra e Pneumologista Pediátrica
Comments