top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

Síndrome mão-pé-boca, já ouviu falar?

A síndrome de mão-pé-boca é uma doença benigna e autolimitada na grande maioria dos casos. Tem duração de aproximadamente uma semana e é causada pelos coxsackievirus ou por outros enterovírus.



Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.


São característicos da doença:


Febre


Dor de garganta, recusa alimentar, dificuldade pra engolir e salivação excessiva associadas ao aparecimento na mucosa bucal e na língua de vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas


Lesões avermelhadas ou bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas, na região genital, cotovelos e tornozelos


Pode ocorrer também mal-estar, vômitos e diarreia


Em casos muito raros, a doença pode evoluir com erupções extensas e graves, encefalite ou miocardite.


Indivíduos infectados podem transmitir o vírus nas fezes ou por secreções respiratórias mesmo alguns dias antes do início dos sintomas (o período de incubação oscila entre um e sete dias).


É comum a doença ocorrer em “surtos” na creche/escola pelo contato direto entre as crianças (saliva e outras secreções) ou através de alimentos e de objetos contaminados.


Mesmo depois de recuperada, a criança pode transmitir o vírus pelas secreções respiratórias por 1 a 3 semanas e pelas fezes durante aproximadamente 4 semanas. É ideal a criança só voltar pra escola após cerca de 7-8 dias, com as lesões de pele já sequinhas e sem lesões na cavidade oral.


O tratamento é feito à base de sintomáticos com objetivo de manter o paciente sem dor (analgésicos) e bem hidratado. Alguns pacientes podem se beneficiar de aplicação de laser nas lesões da cavidade oral. O banho de aveia coloidal também é uma opção para alívio dos sintomas! Deixei algumas informações sobre no meu destaque “Pele e Produtos”.


Após um tempo da doença pode ocorrer a queda de unhas mas ocorre nascimento e normalização do quadro em seguida.


É mais uma doença que a prevenção é baseada em medidas de higiene!



Comentarios


bottom of page