A rinossinusite aguda é uma infecção das cavidades nasais e dos seios da face que pode ter origem viral ou bacteriana.
A viral é chamada também de resfriado comum, nosso velho conhecido...Extremamente frequente até os sete anos de idade!
Menos de 10% das infecções virais evoluem para uma rinossinusite aguda BACTERIANA.
Nos primeiros dois ou três dias da rinossinusite viral aguda (resfriado), os sintomas são obstrução nasal, dor de garganta, espirros, coriza clara e falta de apetite, frequentemente associados com febre. Após o terceiro dia, a febre, a dor de garganta e a inapetência tendem a ir desaparecendo, a secreção nasal fica mais espessa, podendo ficar verde ou amarela; a tosse e a obstrução nasal persistem. Este quadro pode se estender por cerca de 10 a 14 dias, mas a criança visivelmente MELHORA progressivamente.
Mas e se for rinossinusite bacteriana???
O Rx de face não vai ajudar a diferenciar se é viral ou bacteriana e NÃO está indicado para diagnóstico! O diagnóstico é baseado em critérios clínicos, podendo ser eles:
1)Sintomas prolongados: secreção nasal abundante, obstrução nasal e tosse persistente, por mais de 14 dias sem nenhuma melhora no período.
2)Sintomas severos: desde o primeiro dia, a criança apresenta febre alta e secreção amarela ou verde abundante, ao contrário da secreção aquosa encontrada inicialmente na infecção viral.
3)Recaída: Na evolução normal de uma infecção viral o quadro tende a melhorar espontaneamente. Se houver uma infecção bacteriana, após um período de melhora, a febre retorna, o estado geral piora e, frequentemente, a tosse e a secreção nasal aumentam.
Nesses casos, a consulta com o pediatra é essencial para exame físico do paciente e avaliação do diagnóstico.
Nos casos da rinossinusite bacteriana, o tratamento requer prescrição de antibióticos.
Espero ter ajudado a esclarecer esses dois quadros!
Comments