Você sabia que a rinite alérgica é a doença crônica mais comum no mundo?
A Rinite é um problema comum em crianças e adolescentes e pode interferir diretamente no bem-estar físico, social e psicológico da pessoa, com impacto negativo na qualidade de vida.
Por definição, é uma inflamação da mucosa nasal, caracterizada por 1 ou mais dos seguintes sintomas:
🤧Coriza, espirros, obstrução e prurido (coceira) nasal.
A classificação da rinite depende do agente desencadeante, da periodicidade e da gravidade dos sintomas. Nas crianças, ela pode ser dividida em três principais etiologias: infecciosa, alérgica e não alérgica. As etiologias podem coexistir, originando as rinites mistas.
Infecciosa: sintomas associados às infecções, principalmente virais.
Alérgica: sintomas associados à exposição a um alérgeno ao qual o paciente é sensibilizado.
Não alérgica: por exposição a agentes irritantes (ex: cigarro), alterações hormonais (ex: hipotireoidismo, gravidez), medicamentos (ex: os próprios descongestionantes nasais, alguns anti-hipertensivos e anti-inflamatórios), fatores idiopáticos (quando o desencadeante não é conhecido), entre outras.
O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo rara a necessidade de exames complementares. A presença de outras doenças e história pessoal e familiar de atopia (doenças alérgicas como asma e dermatite atópica) tem grande importância e deve ser sempre questionada.
Quem aí já acordou recentemente com aquela dúvida: “É rinite ou é COVID?” No próximo post falarei sobre isso! 😉
Comments