O choro é o meio que o bebê tem de se expressar e, independente de cólicas, eles choram muito nos primeiros meses! O pico de choro ocorre aos 2 meses.
No início da vida, o sistema nervoso ainda está imaturo então a capacidade dos bebês de regular o choro está reduzida (não sabem "se acalmar" sozinhos).
Eles podem se sentir super estimulados pelo ambiente e isso pode refletir em irritabilidade e choro no fim do dia, principalmente nos períodos de ganho de novas aquisições, que são períodos de intensa atividade cerebral (os famosos Saltos de Desenvolvimento).
Sempre exclua causas simples de choro antes de pensar em cólica. São elas: fome, fralda suja, frio / calor.
As cólicas levam a um choro difícil de consolar, principalmente ao final da tarde e início da noite. Elas são causadas pela imaturidade digestiva do bebê e alterações na microbiota intestinal deles, podendo testar presentes também em quadros de subnutrição e hiperalimentação.
Doença do refluxo e alergia a proteína do leite de vaca são causas patológicas de choro excessivo e são avaliadas nas consultas de rotina com o pediatra, que devem ocorrer pelo menos a cada mês até os 6 meses de vida.
Apesar de chatas e para algumas mães desesperadoras, as cólicas são transitórias e costumam melhorar por volta dos 3 meses de vida!
Até lá:
Tente manter a calma e passar tranquilidade pro bebê
Mamães: não façam restrições aleatórias na alimentação de vocês sem ter indicação por um médico ou nutricionista
Tente sempre medidas não medicamentosas como compressas mornas e massagem na barriguinha, movimento de bicicletinha nas pernas do neném, shantala, sling e contato pele a pele (deitar o bebê sobre você)
Converse com seu pediatra se as medidas acima não funcionarem para avaliação de medidas medicamentosas, mas já adianto: NÃO TEM FÓRMULA MÁGICA! Se existisse algo realmente eficiente pra acabar com algo que incomoda tantas pessoas, vocês acham que ainda ia estar escondido? Já estaria em todos os grupos de Whatsapp de mães do mundo!!!
Se você já passou por isso com o neném, compartilhe com as novas mamães verem que tem luz no fim do túnel!🙏🏻
Comments