top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

Pacientes alérgicos podem usar ar-condicionado ou ventilador?


Para uso do ar condionado, a higienização/troca do filtro deve ser feita pelo menos uma vez por ano e os tubos precisam ser limpos a cada seis meses. A depender da intensidade de uso, a limpeza precisa ser feita até mais frequente que isso. As paletas externas devem ser higienizadas pelo menos uma vez ao mês.


Mesmo com o aparelho devidamente higienizado, o ar condicionado causa um ressecamento das vias aéreas e pode levar a sintomas respiratórios.


São aquelas crianças que os pais notam que roncam quando usam o ar, ficam com o nariz entupido e, devido a isso, respiram pela boca e as vezes até acordam com a garganta "arranhando".


A mucosa nasal é revestida por cílios que têm papel de varredura, levando as bactérias e os vírus para fora do organismo. Uma vez agredida pelo ar frio, ela resseca e perde essa defesa, diminuindo a resistência e aumentando as chances de resfriados e outras infecções.


Outra coisa que agride a mucosa é a mudança brusca de temperaturas.


É sugerido então evitar usar temperaturas muitos baixas no ar e que, antes de sair de um ambiente frio para outro quente, a pessoa coloque um agasalho e espere até que a temperatura do corpo se equilibre.


Para melhorar a umidade do ambiente, podem ser usadas toalhas molhadas e tigelas de água no quarto.


Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, os umidificadores não estão indicados para uso nos quartos de pessoas alérgicas, a não ser em casos especiais indicados pelo médico especialista. Isso porque a umidade aumentada por estes aparelhos pode favorecer o crescimento de ácaros e fungos que são desencadeantes de alergia respiratória.


O ventilador tem como princípio a movimentação do ar e, se ele ou o ambiente estiverem com poeira, fungos e ácaros, o que ele vai fazer é espalhar essas partículas alérgicas no ambiente.


Além de manter higienização regular das paletas, não se deve deixar o ventilador diretamente sobre a criança, pois isso pode gerar também ressecamento das mucosas.


Não há um consenso sobre qual aparelho é o melhor. Cada caso deve ser individualizado e a percepção dos pais em relação a como a criança lida com cada um é imprescindível para a escolha.


Independente do aparelho, é importante a criança estar bem hidratada e estar fazendo uso de soro fisiológico no nariz para umidificar a mucosa.


Beijos

Dra Ju

留言


bottom of page