Se você tem percebido que seu neném parece estar fazendo esforço pra fazer cocô mas, quando faz, o cocô está com a consistência habitual (pastosa), você provavelmente está de frente com a disquesia.
A disquesia não é uma doença, mas um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do bebê em que ele sente vontade de fazer cocô sem, contudo, ter a coordenação para fazê-lo de forma fácil.
Devido a imaturidade do sistema neuromuscular/digestivo, o bebê não consegue associar rapidamente a vontade de evacuar com o relaxamento da musculatura pélvica e abertura do esfícter anal para liberação das fezes. Então ele "se espreme", faz força, fica vermelho, geme e demora de conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles.
A disquesia não requer tratamento e, com o passar do tempo, melhora.
Importante lembrar que o bebê em seio materno exclusivo pode evacuar após cada mamada mas pode também passar até 7-10 dias sem evacuar. As fezes estando pastosas e não havendo outros sintomas associados, pode se tratar apenas do ritmo irregular de evacuação dos bebês nos primeiros meses de vida.
Se seu neném apresenta esses sintomas de choro e força pra evacuar, mas as fezes saem duras e ressecadas, o quadro necessita de investigação médica! Comunique ao pediatra.
Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe! Deve ter muita gente por aí querendo entender esse tanto de espremeção do bebê!
Beijos
Juliana Justi
Pediatra e Pneumologista Pediátrica
Comments