O frio veio com tudo esse ano e ele tende a piorar nos próximos meses. Aí surge a dúvida:
Posso usar aquecedor no quarto do meu filho?
Pode sim, porém com algumas ressalvas:
- Certifique-se que o aquecedor não oferece risco nenhum para seu filho, cuidado com queimaduras! Se possível, deixe o aparelho fora do alcance da criança;
- Cuidado com o aquecimento excessivo do ambiente! Isso pode causar desconforto e em situações extremas até desidratação no bebê. Se possível, opte por aparelhos que desligam automaticamente quando temperaturas elevadas são atingidas.
Aquecedores ressecam muito o ambiente e, consequentemente, as vias aéreas também.
Para melhorar a umidade do ambiente, podem ser usadas toalhas molhadas, tigelas de água no quarto ou umidificadores muito bem higienizados.
Lembrando que a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia não indica o uso de umidificadores nos quartos de pessoas alérgicas, a não ser em casos especiais indicados pelo médico especialista. Isso porque o aparelho pode causar um aumento mais que o necessário da umidade e favorecer o crescimento de ácaros e fungos que são desencadeantes de alergia respiratória.
Aquecedores a gás são perigosos e não recomendados! Os à óleo têm maior risco de queimaduras. Particularmente recomendo os aquecedores elétricos (termoventiladores).
Beijos
Dra Ju
Comments