Pode sim!
O tratamento da asma é crucial a curto prazo para garantir que a criança tenha qualidade de vida e possa brincar, correr e dormir bem!
A longo prazo, o intuito do tratamento é evitar o remodelamento brônquico. E o que é isso?
É o processo no qual a inflamação crônica das vias aéreas característica da asma pode, através da liberação de diversos mediadores inflamatórios, ocasionar alterações estruturais irreversíveis nas vias aéreas e consequente piora da broncoconstrição, contribuindo assim para o fenômeno de perda parcial e irreversível da função respiratória ao longo do tempo.
Isso depende da frequência das crises e do tipo de asma do paciente, por isso vale ressaltar que a asma é uma doença variável. Ela varia de asmático para asmático e varia também ao longo do tempo em um mesmo indivíduo.
Por esse motivo, o tratamento da asma deve ser individualizado, isto é, o que serve para um asmático pode não ser o melhor tratamento para outro.
Recentemente, tem sido demonstrado na literatura que a intervenção médica precoce na asma pode prevenir ou retardar o desenvolvimento do remodelamento brônquico. Na presença de sintomas, procure um especialista!
Comments