top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

Nova vacina pneumocócica (VPC15)

A nova vacina pneumocócica conjugada 15-valente (VPC15) é uma importante ferramenta na prevenção de doenças graves, como pneumonia, meningite e otite, em crianças.


A vacina pneumocócica oferecida pelo SUS é a Pneumo10. Ela previne cerca de 70% das doenças graves causadas por dez sorotipos de pneumococos.


No entanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam as vacinas Pneumo13 ou Pneumo15 sempre possível, devido à maior proteção oferecida contra os sorotipos mais prevalentes no Brasil.


A vacina Pneumo13 da rede particular previne cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos de pneumococos. A inclusão dos sorotipos adicionais na nova vacina Pneumo15 aumenta a prevenção em cerca de 1% em comparação com a vacina Pneumo13.



Crianças que receberam a Pneumo10 no SUS e estão na faixa etária de até 6 anos se beneficiam ao receber a Pneumo13 ou Pneumo15. O intervalo mínimo após a administração da Pneumo10 é de 1 mês.


Crianças com esquema completo de Pneumo13 se beneficiam em receber 1 dose extra da Pneumo15.


Em caso de início da vacinação já aos 2 meses (idade da primeira dose) na rede particular com as vacinas Pneumo13 ou Pneumo15, o esquema é uma dose aos 2 meses, uma aos 4 meses, uma aos 6 meses e um reforço entre 12 e 15 meses.


Para crianças com doenças crônicas que aumentam a vulnerabilidade a infecções pneumocócicas, pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).


Comments


bottom of page