O Nirsevimabe já está aprovado pela ANVISA e provavelmente estará disponível para comercialização ainda esse ano!
Ele é um anticorpo monoclonal (semelhante ao Palivizumabe) indicado para prevenir infecções graves no trato respiratório inferior causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador da bronquiolite.
Em bebês de até 12 meses a indicação é dose única intramuscular um mês antes ou durante o primeiro período de sazonalidade após o nascimento do bebê. Independente de a criança ter outras doenças ou não.
Esse período de sazonalidade do vírus sincicial respiratório, segundo o Ministério da Saúde, é de fevereiro a junho na região norte e de março a julho nas demais regiões do Brasil.
Para crianças de até 24 meses que fazem parte dos grupos de risco (alguns tipos mais graves de pneumopatias, imunodeficiência e cardiopatias), é indicada nova dose na segunda sazonalidade.
O que temos atualmente disponível é o Palivizumabe (Synagis), que tem altíssimo custo por dose (cerca de 8 mil reais) e são 5-6 doses mensais no período da sazonalidade. Ele é disponibilizado no SUS apenas para pacientes prematuros extremos e bebês portadores de algumas doenças cardíacas e pulmonares.
O Nirsevimabe surge então como uma alternativa mais acessível: requer apenas uma aplicação e poderá ser aplicado em bebês sem indicação formal para o tratamento anterior. Acredita-se que seu custo será cerca de 1/3 do Palivizumabe. Ele poderá ser encontrado em clínicas privadas de vacinação.
Estamos na expectativa do início da venda e torcendo para um dia estar disponível amplamente para a população pelo SUS! Prevenir é sempre o melhor caminho!
Comments