top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

"Mas ele vai usar meses de bombinha de corticoide, Dra? Não é melhor usar só os 5 dias de Predsim?"


Atualmente, os corticoides inalatórios (ex: Flixotide, Clenil) são recomendados como droga de primeira linha na terapia profilática da asma em crianças.


Mas o que é uma terapia PROFILÁTICA?


São os medicamentos administrados diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da doença. Resumido em apenas uma frase: tratar para a criança ter uma vida normal, com função pulmonar normal.


O tratamento diário visa a reduzir ao máximo a frequência das crises e reduzir os sintomas no período fora de crise (como tosse noturna e tosse aos esforços, por exemplo). Dessa forma, permitir à criança a participação normal nas atividades sociais, esportivas e escolares.


E aí vem o questionamento: "Mas ele vai usar essa bombinha de corticoide meses, Dra? Não é melhor usar os 5 dias de Predsim?"


Não! Na asma infantil, o papel dos corticoides sistêmicos como o Predsim (Prednisolona) é atuar nas crises. São usadas doses elevadas e, se usados com frequência, levam a efeitos deletérios, tais como osteoporose, risco elevado para fraturas, osteonecrose, retardo expressivo do crescimento, hipertensão arterial, diabetes e atrofia cutânea e muscular.


Já os corticoides inalatórios, além de serem aplicados diretamente na via aérea, são em doses muito menores.


Os estudos longitudinais e transversais não revelaram efeitos indesejáveis na mineralização óssea.


O efeito de redução no crescimento é um fato ainda controverso. Recomenda-se a monitorização cuidadosa da estatura e enfatiza-se a necessidade de se utilizar a menor dose eficaz para controlar a asma do paciente.


Lembrando que a própria asma não controlada afeta o crescimento da criança! Logo, se torna uma questão de custo-benefício. Os corticoides inalados são então drogas seguras e efetivas, se prescritas e acompanhadas por profissional capacitado.


Por outro lado, os efeitos secundários locais não podem ser desprezados, como a sensação de sede, rouquidão e candidíase oral, estes dois últimos podendo ser significativamente reduzidos com bochechos e/ou escovação dos dentes após a inalação.


Beijos

Dra Ju

Commentaires


bottom of page