top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

Hipertrofia de adenoides: Quando é preciso operar?


As adenoides são pequenas massas de tecido linfoide que fazem parte do nosso sistema imunológico.


São duas e estão localizadas entre o nariz e a garganta. São pequenas ao nascimento e começam a aumentar seu volume naturalmente entre 3 e 5 anos.


Em algumas crianças, as adenoides podem estar infectadas de maneira crônica e/ou podem aumentar muito de tamanho, causando sintomas como: obstrução nasal, respiração oral, secreção nasal frequente, ronco, sono agitado e dificuldade em ganhar peso. Alguns pais relatam encontrar com frequência baba no travesseiro da criança e casos mais graves podem levar à Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono.


O nariz possui uma função de filtro, aquece e umidifica o ar que respiramos. Quando ocorre respiração oral, o ar vai para o pulmão sem tratamento, podendo gerar ressecamento das vias aéreas e infecções pulmonares. Pode ocorrer alterações ortodônticas, pois, na tentativa de aumentar o espaço para a passagem de ar, a criança tende a jogar a língua para frente e para cima, com isso empurrando os dentes para frente e o céu da boca para cima, o que resulta, ao longo de anos, numa protrusão dentária e num palato curvo para cima.


Como as adenoides se comunicam com o nariz, a garganta e o ouvido, a hipertrofia delas e as adenoidites podem, além de prejudicar a respiração, obstruir a abertura da tuba auditiva e gerar complicações como otites de repetição e perdas auditivas. Pode ocorrer também obstrução dos óstios dos seios paranasais e consequentes sinusites de repetição.


O diagnóstico é feito a partir dos sinais e sintomas da doença e de exames como nasofibroscopia e radiografia do cavum.


A cirurgia de retirada das adenoides está indicada quando a hipertrofia causa otite de repetição, perda auditiva, apneia do sono ou quando a obstrução nasal é tão grave que a criança só consegue respirar pela boca. Nos quadros com hipertrofia de amigdalas associada, o procedimento proposto é a retirada dos dois (adenotonsilectomia).


Quando indicada, a cirurgia geralmente é programada para após os dois anos de idade. Na prática vemos que, na maioria das vezes, é realizada após os 4-5 anos de idade. Isso será definido pelo cirurgião de acordo com a sintomatologia e peculiaridade de cada caso…

Comments


bottom of page