A gastroenterite viral aguda é uma inflamação do trato digestivo que causa sintomas como: vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite. Pode acontecer também febre, que muitas vezes vem alta e costuma durar cerca de 2 a 3 dias.
São diversos vírus que podem causar a doença e alguns deles causam também sintomas respiratórios ou erupções na pele. Como outras doenças virais, pode ocorrer em surtos, especialmente em creches e escolas.
A maior preocupação nesses quadros deve ser manter a criança hidratada! Aumentar a ingesta de água e oferecer soro caseiro ou soro de reidratação oral. Água de coco pode ser usada para alternar com a água. Não usar sucos, refrigerantes ou bebidas esportivas para este fim.
É provável que a criança fique sem apetite, mas isso não justifica oferecer alimentos que ele gosta que podem piorar o quadro (ex: doces e salgadinhos). Uma alimentação de "comida de verdade" (arroz, legumes, frango, banana, maçã etc.) ajuda o organismo a se recuperar mais rápido.
Em alguns casos, o pediatra pode prescrever algumas medicações como probióticos, zinco e medicamentos para vômitos.
Mas quando ir ao pronto-socorro então?
- Se a criança não aceita tomar água;
- Vômitos persistentes;
- Se apresenta qualquer sinal de desidratação, como: olhos fundos, boca seca, sonolência excessiva, redução do xixi, moleira afundada em bebês
- Prostração ou irritabilidade excessiva;
- Febre persistente por mais de 72h;
- Sangue nas fezes ou no vômito;
Uma gastroenterite aguda pode levar a sintomas por até 14 dias! Algumas crianças evoluem com uma intolerância secundária à lactose transitória após o quadro que pode prolongar ainda mais o quadro.
Costumo recomendar avaliação médica (de preferência em consultório) em quadros de mais de 10 dias de duração.
A informação te ajudou? Compartilhe para informar outros papais e mamães!
Opmerkingen