Os desreguladores endócrinos (DE) são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) com capacidade de interferir no funcionamento dos hormônios.
Os distúrbios endocrinológicos mais provavelmente relacionados aos DEs são: puberdade precoce, obesidade, diabetes, dislipidemia e doenças da tireoide. Além disso, eles podem impactar o cérebro e o comportamento, causando alteração no neurodesenvolvimento.
A exposição a eles ocorre por meio de ingestão de alimentos e água, inalação de gases e partículas no ar e através da pele. Também podem ser transferidos da gestante ao feto através da placenta ou para o bebê através do leite materno.
Não é possível zerar mas o ideal é reduzir ou evitar a exposição aos DEs. Venho batendo na tecla da importância da observação dos rótulos dos produtos usados nas crianças e o post hoje é para ajudar vocês com isso!
Exemplos:
Ftalatos: indústria plástica, detergentes e cosméticos. No rótulo: dibutyl phthalate (DBP), diethyl phthalate (DEP), dimethyl phthalate (DMP).
Parabenos: conservantes comuns em cosméticos. No rótulo: methylparaben, ethylparaben, propylparaben, butylparaben.
Oxibenzona: filtro solar químico. No rótulo: Benzofenona-3
Octinoxato: filtro solar químico. No rótulo: ethylhexyl methoxycinnamate.
Metais pesados: alumínio (presente em desodorantes), cádmio (pigmento de tintas), mercúrio, chumbo - também presentes em cosméticos.
Outros:
Bisfenol A (BPA): Da indústria plástica e inúmeras outras.
Fitoestrógenos: Produzidos naturalmente por algumas plantas.
Pesticidas: Como o DDT e outros.
Comments