top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

Crianças que andam na ponta dos pés


A marcha em ponta dos pés (marcha equina) é caracterizada pela ausência de contato do calcanhar com o chão.


Em torno de um ano de vida, a criança começa a andar sem apoio e isso deve ocorrer até os 16 meses. No início, é comum a criança andar de várias formas, uma delas é na ponta dos pés.


Na maioria dos casos, isso acontece de forma idiopática (sem causa definida), ocorre nos dois pés, não apresenta característica progressiva e a criança é capaz de andar com os calcanhares no chão se for lembrada. A condição melhora por volta dos 2 anos de idade.


O pediatra irá fazer o acompanhamento da criança com atenção aos demais marcos de desenvolvimento, presença de rigidez muscular ou outros sinais patológicos.


Em uma pequena parcela dos casos, a criança persiste com marcha equina após os 2 anos e ela pode estar relacionada a doenças subjacentes, como: doenças neuromusculares, transtornos sensoriais, autismo, alterações no sistema nervoso central... Nesses casos, o tratamento será de acordo com a causa subjacente e a criança deverá ser acompanhada também por um ortopedista pediátrico, pois, após alguns anos (por volta dos 5 anos de idade), podem evoluir com encurtamento muscular.


Beijos

Dra Ju

Comentarios


bottom of page