top of page
Foto do escritorDra. Juliana Justi

Criança que tossem ao correr merecem uma avaliação especializada


O paciente que está com a asma mal controlada, frequentemente tem sintomas durante a realização de exercícios. Estes sintomas são tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito e cansaço.


Algumas pessoas podem ter sintomas de asma somente durante a atividade física, esta forma é chamada de asma induzida por exercício (AIE).


Os sintomas podem ocorrer DURANTE a atividade física vigorosa mas com frequência começam 5-10 minutos DEPOIS de parar a atividade. Por vezes, os sintomas da asma podem também voltar horas mais tarde.


Mas então o paciente asmático não deve fazer atividades físicas?


DEVE! O exercício físico regular é importante para uma vida saudável, mas se seu filho apresenta sintomas quando corre ou faz outra atividade física, ele deve ser avaliado por um pneumopediatra.


O asmatico não deve fazer atividades físicas em vigência de crise e, se apresenta AIE, deve ter sempre disponível o medicamento orientado pelo seu médico para uso antes do esforço (ou durante, se necessário).


A asma tem tratamento e o intuito dele é a criança ter uma vida normal, brincar e correr sem ser atrapalhada por tosse ou outros sintomas!


Para prevenir os problemas da asma com o exercício, a Sociedade Brasileira de Pneumologia indica também fazer 5 a 10 minutos de aquecimento antes do exercício (ex: andar devagar e aumentar lentamente a velocidade) e finalizar a atividade com um exercício de relaxamento também de 5 a 10 minutos, como andar ou alongar-se.


Beijos

Dra Ju

Comments


bottom of page