Você deve começar a escovação assim que nascer o primeiro dentinho! Isso acontece por volta dos 6 a 10 meses, podendo ocorrer um pouco antes ou um pouco depois. É nesta ocasião também que a criança deve ir à sua primeira consulta com o odontopediatra!
A escova utilizada deve ser específica para bebês, idealmente com uma cabeça pequena e cerdas super macias. Pode usar também escova do tipo “dedeira”.
No mundo ideal, a escovação deveria ocorrer após as refeições. Costumo pedir para a família se organizar para fazer pelo menos 2 a 3 vezes ao dia (ao acordar e ao ir dormir, sem falta). Na hora de dormir, a produção de saliva diminui e a saliva protege os dentes naturalmente. Este é o momento em que higiene oral é mais necessária.
Use um creme dental adequado para crianças. A recomendação mais atual é o uso de pasta infantil com quantidade de flúor de 1100ppm (confira no rótulo do produto). Daquela nossa vibe mais natureba, tem a pasta de dente infantil da Weleda, mas ela não contém flúor. Fica de opção para enviar para a escolinha, por exemplo! Onde você não vai ter controle da quantidade que será usada e, caso seja engolida um pouquinho a mais, não causará problemas.
A quantidade de pasta é mínima, equivalente a um grão cru de arroz (0,01 g) para bebês e crianças que ainda não cospem e um grão de ervilha cru para crianças que cospem.
A maior parte dos dentes de leite são espaçados. Caso eles estejam muito juntos um do outro e a escova não consiga alcançar certas áreas, você pode gentilmente passar fio dental entre eles.
Antes do nascimento dos dentes, não há mais indicação formal de higiene diária da cavidade oral. Se for realizar alguma limpeza, utilize apenas uma gaze ou pano limpo com água filtrada.
Compartilhe essa informação com as mamães e papais que você conhece!
Beijos
Dra Ju
Comments