Anualmente, de março a julho, os hospitais pediátricos do DF enfrentam uma superlotação devido à sazonalidade do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal vírus causador da Bronquiolite Viral Aguda.
Este ano a situação se agravou devido à epidemia de dengue que estamos enfrentando no DF.
As infecções respiratórias agudas de vias aéreas são responsáveis, na pediatria, por um grande número de atendimentos, visitas a serviços de emergência e hospitalizações.
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um importante agente causador dessas infecções em lactentes jovens. Ele é o principal vírus causador da Bronquiolite Viral Aguda.
A infecção pelo VSR caracteriza-se fundamentalmente por seu caráter sazonal, predominante no inverno e início da primavera, e com duração de cerca de 4 a 6 meses, dependendo das características de cada país ou região. Aqui no Centro-Oeste, predomina a circulação desse vírus de março a julho.
Anualmente, durante esse período, as infecções respiratórias resultam em lotação excessiva de hospitais e unidades de pronto-atendimento, além de sobrecarregar os profissionais de saúde e trazer sofrimento para as crianças e suas famílias.
Este ano, paralelamente à sazonalidade do VSR, o Distrito Federal também enfrenta uma epidemia de dengue, o que está sobrecarregando mais ainda os serviços de saúde.
Até o momento, não há um tratamento específico para infecções pelo VSR. O foco do-tratamento é oferecer suporte clínico e respiratório durante o período da infecção.
Nossa principal arma contra o vírus é a PREVENÇÃO: evitar aglomerações e contato com pessoas resfriadas, higiene das mãos, promover amamentação e atualização vacinal dos pacientes.
Infelizmente ainda não temos vacina contra a bronquiolite.
Para casos específicos como prematuros extremos e bebês portadores de algumas doenças cardíacas e pulmonares, está disponível no SUS um anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Ο medicamento se chama Palivizumabe e é aplicado de forma injetável nesses bebês dos grupos de risco.
Em outubro de 2023, a Anvisa aprovou mais um medicamento para prevenção da bronquiolite, o Beyfortus (Nirsevimabe). Ele também é um anticorpo monoclonal contra o vírus sincicial respiratório (VSR) e será disponibilizado como solução injetável em dose única para bebês entrando na sua primeira sazonalidade do VSR. A aprovação é o primeiro passo da jornada até o medicamento ser aprovado para ser disponibilizado pelo SUS.
Esperamos que isso ocorra o mais rápido possível!
É importante ressaltar que ter um pediatra de confiança que possa te ajudar em casos de adoecimento pode te economizar algumas idas ao pronto-atendimento!
Infelizmente os serviços de Emergências Pediátricas frequentemente atendem casos que poderiam aguardar por uma consulta com o médico assistente da criança. Algumas vezes, conhecer o histórico médico, alergias e tratamentos anteriores da criança, pode ajudar no manejo do caso!
Comments