A pergunta de milhões! Esse é um dado que varia muito na literatura então passe para o lado e veja o resumo que preparei para vocês.
Spoiler: Medicamento em Spray (“bombinha”) sempre com espaçador! O que vai variar é o uso do espaçador acoplado na máscara ou não!
Direto na boca apenas em crianças maiores e adultos e medicamentos feitos para serem realizados assim, como os inaladores de pó seco (Turbohaler, Diskus, Aerolizer).
Os espaçadores servem para garantir que a dose correta do medicamento chegue aos pulmões da criança.
Os artigos mais recentes recomendam uso do espaçador com máscara até cerca de 4-5 anos e uso do espaçador direto no bocal (sem a máscara) a partir de então.
a prática, eu avalio o entendimento da criança em questão para começar a ensinar a técnica sem máscara. De forma geral, costumo recomendar uso do espaçador ainda com a máscara até uns 6-7 anos.
A partir disso, faço a transição pro espaçador sem máscara (direto no bocal). Dessa forma, a criança precisa fazer o procedimento de:
-Esvaziar os pulmões
-Respirar fundo após o acionamento do spray
-Segurar uns segundos a respiração.
-Quando ela já está "craque", avalio a troca do medicamento para inaladores de pó seco. Estes são feitos direto na boca, sem necessidade de espaçador.
Mesmo assim, para asmáticos, mesmo adultos, recomendo ter o espaçador em casa! Isso porque em casos de crises que o paciente apresente falta de ar, ele pode ser incapaz de fazer toda essa manobra inalatória de forma correta e será mais confortável fazer o Aerolin (salbutamol) spray com o espaçador e máscara.
Lembrando que essas são informações generalizadas e seu médico pode recomendar de forma diferente! Siga sempre o profissional que te acompanha regularmente!
Comments