A Dipirona tem ação antitérmica e analgésica, sem efeitos anti-inflamatórios. O seu início de ação é de 30 a 60 minutos e duração de 4 a 6 horas. Entre as reações adversas, a hipotensão e a hipotermia são as mais frequentes na rotina pediátrica. Esses sintomas ocorrem principalmente após o uso incorreto da dose da dipirona.
A dose preconizada é 10 a 15mg por Kg. A dipirona na apresentação gotas contém 25 mg por gota. Logo, usando uma gota por Kg você está dando 25mg por Kg ao invés dos 10 a 15mg por kilo preconizados.
Uma regra prática para calcular a dose correta de 15mg por Kg da Dipirona Gotas é multiplicar o peso da criança por 0,6. Esse número será a quantidade de gotas por dose. E a dose pode ser feita até 4 vezes ao dia. Atenção quando for calcular para pacientes maiores, pois a quantidade máxima de gotas por dose em menores de 15 anos é de 35 gotas.
Lembrando que a Dipirona não é recomendada para febre em menores de 3 meses ou com peso inferior a 5Kg. Eu particularmente recomendo preferencialmente o uso do Paracetamol (Tylenol) pelo menos nos primeiros 6 meses de vida da criança.